florestas

Floresta dos plátanos, choupos, freixos, faias, salgueiros, olmos, oliveiras, castanheiros, carvalhos, sobreiros, azinheiras, pinheiros bravos e mansos....
Um blog para seres da floresta, do deserto, dos grandes mares, das planícies, das montanhas, dos rios, das rias, das cidades... não acessível a tias!

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Da cartola



Uma licenciatura generalista, seguida de um mestrado generalista, com créditos daqui, dali e dacolá, é coisa que não lembra ao diabo, mas lembrou aos doutores da educação que andam pelo ME.

Presumem-se resultados que nos colocarão a par da Europa, espreitam-se melhorias nunca antes vistas e o país há-de triunfar do obscurantismo em que a classe docente o colocou.

O novo professor será um poço de sabedoria, muito mais ligado ao meio envolvente que o formar.

Assim se vier do Norte, a Geografia os rios terminam no Tejo (não há tempo para aprender mais matéria na Universidade), os reis da História começam no D. João I (por alguma razão ele foi o primeiro), salta-se os Filipes e volta-se a falar de reis com a revolução liberal que foi no Porto. Em Matemática os números serão todos finitos (sobretudo os do ordenado) e nas Ciências dá-se o aparelho digestivo, mas já não haverá tempo para o respiratório. Portanto se um aluno perguntar o que é um pulmão e para que serve, poderá sempre obter uma resposta que lhe diga que um pulmão não serve para nada e que contenha a respiração que o tempo é de contenção.

Se o novo professor for do Sul, nem houve reis em Portugal, o nosso país foi Muçulmano até à implantação da República, exactamente num dia de Janeiro, em que o corajoso ministro com nome de filósofo depôs Bin Laden, que então governava o território do Algarve ao Tejo. Em Ciências falar-se-á somente dos peixes que são mais pequenos que os mamíferos e cabem mais no tempo de formação. Se um aluno perguntar o que é um mamífero, o professor pode sempre responder que esses seres estão extintos e que tinham pêlo e que faltavam muito... Matemática, para este professor, será o encontro supremo com a fórmula que explica claramente o sucesso económico do país. Tanto num caso como noutro, todos os conhecimentos serão transmitidos em Inglês. As matérias podem ser reduzidas, mas serão leccionadas nesta língua, por ser mais europeia e mais moderna.

O professor de Informática (técnico especializado) poderá sempre colaborar no processo, dando um choque tecnológico aos restantes professores...! Será ele o produtor do programa que explica estatisticamente o sucesso das escolas... em inglês, está claro!
Acrescento: Não se falou de Língua Portuguesa porque o professor ainda não teve tempo para digerir a TLEBS.

2 comentários:

Maria Lisboa disse...

E continuando nessa saga, e como te esqueceste das Expressões, na Expressão Motora/Educação Física sempre poderão começar pela Queda Facial Invertida (mais conhecida por Pino)... talvez assim irriguem o cérebro. Poderão depois passar para o Salto Mortal, já que pouco mais haverá a nível da Educação. Na Expressão Dramática poderão aprender a ser como estes srs... treinar afincadamente o guardar das orelhas (de burro, claro!)para parecerem o que não são. Na Expressão Musical poderão aprender a cantar o Fado do Adeus (http://www.seeklyrics.com/lyrics/Vitorino/Adeus-Fado-Pessoa.html)porque a esperança já se foi. E finalmente na Expressão Plástica poderão a fazer urnas para colocar as cinzas que sobrarem da Educação... nem se justifica o aprenderem a fazer caixões, com tabuinhas, já que da Educação apenas restarão uns pozinhos.

E como Mário Quintana digo:

"O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro."

Maria Lisboa disse...

PS:

Gosto muito da árvore com as suas estações!

:)

Beijo

A maior desgraça que pode acontecer a um artista é começar pela literatura, em vez de começar pela vida.
Miguel Torga

procure outras florestas, outras árvores, não hesite...